terça-feira, 29 de julho de 2008

Brasil: Aventuras em Ecologia e Educação

Coletando solo em uma cordilheira do Pantanal
para experimento prático
Foto: © Daniel De Granville, 2008


Uma semana visitando a quinta maior metrópole do mundo e depois uma semana na maior planície inundável do planeta. Esta é a proposta do programa “Brazil: Adventures in Ecology & Education”, promovido anualmente pelo NCSU Sci-Link em parceria com o Instituto Sangari e operado pela Ambiental Expedições.

Foi assim que passei os últimos 10 dias viajando pelo Pantanal e Bonito com 15 educadores formais e não-formais dos Estados Unidos, em sua maioria professores de ciências, que vêm ao Brasil conhecer realidades extremas do país para depois aplicar em sala de aula os conhecimentos adquiridos.

No dia 18 de julho partimos de São Paulo, onde o grupo já estava circulando havia alguns dias, em direção a Campo Grande (MS), de onde seguimos mais para o interior. A programação envolveu saídas de campo para observação de fauna, flora e paisagens, acompanhamento de atividades econômicas, culturais e sociais (trabalhos com o gado, comitivas pantaneiras, visita a uma OnG e uma Usina de Reciclagem), palestras sobre meio ambiente, economia e sociedade, além de experimentos práticos como análise de solos do Pantanal.

Para o próximo ano, o programa deve ser expandido para a Amazônia, ampliando o número de participantes e o intercâmbio de experiências.


Aprendendo sobre o trabalho com gado no Pantanal
Foto: © Daniel De Granville, 2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho muito legal esse tipo de experiência. Acompanhei minha mulher que é bióloga em uma viagem para o pantanal, a fim de estudar algumas espécies e vi de perto o importante trabalho que algumas pessoas que possuem consciência ecológica.

Tivemos dificuldades em encontrar passagens para algumas cidades, daí compramos pela Rapi10 viagens online uma passagem de avião para a capital e depois seguimos de ônibus para bonito.

Parabéns pelo blog.
Márcio