sábado, 10 de maio de 2008

E S T U D O S   D O   M E I O

Foto: © Daniel De Granville, 2007


Várias operadoras turísticas, especialmente na cidade de São Paulo, oferecem programas de turismo científico com ênfase em meio ambiente para estudantes dos ensinos fundamental e médio, através de excursões conhecidas como “estudos do meio”. Os principais destinos das viagens organizadas por estas operadoras para os alunos são o Pantanal, Bonito (MS), a Ilha do Cardoso (litoral Sul de São Paulo) e a Amazônia.

O estudo do meio é atualmente a atividade que mais coloca brasileiros em contato com a prática científica através do turismo de natureza, pois o público adulto que participa das atividades com pesquisadores é composto, em sua maioria, por estrangeiros viajando individualmente ou em grupos menores.

Escolas conceituadas, como o Colégio Santa Cruz (SP) e a Escola Britânica (RJ), promovem excursões que já foram incorporadas ao calendário escolar, sendo realizadas anualmente de acordo com as séries de ensino. Os alunos recebem preparo prévio sobre os destinos que serão visitados e têm uma agenda de trabalhos com cunho científico a serem desenvolvidos antes, durante e após a viagem, cujos resultados são parte do seu conceito final na escola.

Atividades que envolvem censo de animais, estudos sobre perfis de solo e de vegetação, tratamento estatístico dos dados coletados e análises laboratoriais de qualidade das águas fluviais, entre outras, são o primeiro contato destes adolescentes com os fundamentos da metodologia científica.



Perguntas? Comentários? Se você observou alguma informação incompleta/incorreta, ou ainda souber de outras escolas que ofereçam programas de turismo científico e não tenham sido contempladas na lista acima, por favor envie um recado!

.
.
.

Nenhum comentário: