domingo, 12 de abril de 2009

Monografia sobre Turismo Científico para download

Vista aérea do Pantanal na região de Corumbá (MS)
Foto: © Daniel De Granville, 2008


Acaba de ser disponibilizado meu Trabalho de Conclusão de Curso da pós-graduação em Jornalismo Científico na Unicamp, intitulado "Turismo Científico no Pantanal Sul-mato-grossense: divulgando e fomentando a atividade por meio da Internet".

A publicação traz todos os fundamentos relacionados à criação deste blog e muitas informações adicionais que até o momento não estavam disponíveis online.

Clique aqui para baixar o arquivo (PDF, 1.5 MB)

Para acessar o conteúdo do artigo, é necessário o programa gratuito Adobe Acrobat Reader. Caso não possua instalado em seu computador, clique aqui para baixá-lo.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Com as mãos na massa na Chapada dos Veadeiros

Vivenciar o Cerrado foi uma boa maneira de
sensibilizar os participantes antes de iniciar os trabalhos
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Pelo segundo ano consecutivo (a primeira viagem foi em janeiro de 2007), um grupo de 12 alunos do Austin College (EUA) vem ao Brasil para atividades de sua disciplina curricular “Ecossistemas Brasileiros”, sob supervisão do Dr. Keith Kisselle, coordenador do programa.


Aprendendo através de palestras com especialistas
Foto: © Daniel De Granville, 2009


Passamos quase 3 semanas visitando o Cerrado da Chapada dos Veadeiros (GO), a Mata Atlântica do Vale do Ribeira e do Lagamar (SP) e a cidade de São Paulo. Além de nos aprofundarmos bastante nas características de cada ambiente, afinal não era uma viagem comum de turismo, na Chapada dos Veadeiros desenvolvemos um trabalho de cunho socioambiental com alunos da Escola do Sertão de Alto Paraíso.

A equipe criou banners em inglês para orientação aos visitantes do Parque Nacional, um trabalho cujos resultados são de extrema importância para garantir informação e segurança ao público estrangeiro que cada vez mais procura a região. Basta considerar que esta Unidade de Conservação existe desde a década de 1960, mas até hoje não possuía material informativo em outros idiomas que não o português. Através de reuniões e palestras com a direção do Parque e debates com nossos guias e operadores locais, aliados a saídas de campo, pesquisas em publicações científicas, atividades com pesquisadores da Universidade Federal de Brasília e troca de vivências com os estudantes da Escola do Sertão, foram definidos o formato e conteúdo dos quatro painéis recém-instalados no Centro de Visitantes do Parque.

Um belo exemplo prático que confirma a importância desta forma de se fazer turismo, conforme o artigo que disponibilizei na postagem anterior do blog. Israel Waligora, Diretor da Ambiental Expedições - idealizadora e patrocinadora do Projeto - explica: "é a segunda ação deste tipo que fazemos, a primeira aconteceu na Ilha do Cardoso (SP). Pretendemos fazer outras, é um programa que estamos desenvolvendo com escolas e que deve gerar algo similar em Abrolhos (BA) em outubro deste ano". Além da Ambiental, a iniciativa teve apoio da direção do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e da Travessia Ecoturismo.


Desenvolvendo os textos dos banners
em conjunto com os alunos da Escola do Sertão
Foto: © Daniel De Granville, 2009




Equipe reunida no Centro de Visitantes
onde os banners foram colocados
Foto: © Daniel De Granville, 2009



Clique nas miniaturas abaixo para ver a arte final dos quatro banners
Arte e fotos: © 2009, Ion David | Travessia Ecoturismo