quarta-feira, 30 de abril de 2008

I N T R O D U Ç Ã O

Foto: © Daniel De Granville, 2007


Em um sentido mais amplo, o termo “turismo” engloba atividades que as pessoas realizam durante suas viagens em lugares distintos dos que vivem, com fins de lazer, negócios e outros (adaptado da definição adotada pela Organização Mundial de Turismo, OMT).

Este conceito mais abrangente da atividade turística pode ser subdividido em várias vertentes, como turismo de negócios, cultural, de compras, de eventos, esportivo e ecoturismo (que engloba atividades de mínimo impacto desenvolvidas em ambientes naturais), dentre outras.

É importante ressaltar que: a) estas estão longe de ser as únicas modalidades de turismo existentes; b) cada uma destas vertentes subdivide-se em categorias específicas; c) às vezes elas se confundem e se misturam; d) a conceituação varia bastante de autor para autor.

Especificamente sobre o Turismo Científico, não há nem mesmo uma conceituação oficial para distingui-lo de outras formas de turismo. Dino Xavier Zammataro, biólogo que especializou-se na operação de programas com cunho científico, podendo ser considerado um dos grandes conhecedores do assunto no Brasil, define a modalidade da seguinte maneira: "visitação de um destino com o objetivo de realizar observações e coletar dados válidos passíveis de utilização em atividades e trabalhos com rigor científico, podendo estes serem publicados pelo próprio turista ou por pesquisadores".

Neste blog será dada ênfase ao turismo científico voltado para estudos realizados junto à natureza – sendo considerado por nós, portanto, como uma vertente do ecoturismo. Mais especificamente, vamos falar sobre atividades científicas desenvolvidas na região do Pantanal, no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, onde o autor viveu e trabalhou por 13 anos.

.
.
.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa do Blog, também fiz trabalhos relacionados com tema e encontrei muitas dificuldades.
Sou turismologa de formação e fiz minha pós em meio ambiente, meu trabalho final de pós, foi pautado no turismo científico em PARNA de Sete Cidades, em Piripiri-PI, lugar mágico e com uma boa estrutura.
Um feliz Natal e um ano novo repleto de boas realizações.
Bjs Anne Portela
anne.portela@gmail.com

Anônimo disse...

Daniel,

procurando informações sobre turismo científico, achei seu blog e gostaria de saber se podemos trocar algumas ideias a esse respeito. Como consigo um e-mail seu? O meu é cel.ms@hotmail.com
Ana Carolina

Cleber disse...

Parabéns pela iniciativa!
Apesar de não ser exatamente o tipo de turismo científico que procurava, o blog me pareceu bem interessante.
Está em meus favoritos agora, espero por novas atualizações.
Abraços
Cleber Roberto da Silva

Cleber disse...

Parabéns pela iniciativa!
Apesar de não ser exatamente o tipo de turismo científico que procurava, o blog me pareceu bem interessante.
Está em meus favoritos agora, espero por novas atualizações.
Abraços
Cleber Roberto da Silva