quarta-feira, 30 de abril de 2008

O N D E   I R

Foto: © Daniel De Granville, 2007



Os projetos geralmente desenvolvem atividades de turismo científico nas pousadas pantaneiras onde estão situadas suas bases de pesquisa, em programas vendidos por meio de operadoras de turismo com experiência no segmento.

Os trabalhos de campo podem incluir o manejo e monitoramento de ninhos artificiais e naturais de aves, monitoramento de filhotes, observações comportamentais, monitoramento de onças através de radiotelemetria, instalação de armadilhas fotográficas para mamíferos, modelagem de pegadas de animais com gesso, busca ativa por presas atacadas pelas onças e outras atividades.


Algumas opções de destinos são:



Refúgio Ecológico Caiman
Inaugurado em 1987, é um dos pioneiros em turismo no Pantanal. Atualmente abriga as bases dos projetos Arara Azul e Onça Pintada, apoiando também o Projeto Papagaio-verdadeiro. Os hóspedes participam das atividades tradicionais pela região, já inclusos nas diárias, e têm a opção de acompanhar pesquisadores de alguns destes projetos em suas atividades de campo, a um custo aparte cujo valor é revertido para os mesmos. A participação em cada projeto segue um calendário temático mês a mês (setembro = papagaios, outubro = onças, novembro = araras-azuis). Além das saídas a campo, os projetos mantém centros de interpretação ambiental e lojas cujas vendas também auxiliam na manutenção das pesquisas. A Caiman oferece ainda programas para observação de aves com profissionais especializados.




Fazenda San Francisco
Busca a conciliação entre turismo, agropecuária e pesquisa científica. O Projeto Gadonça foi iniciado nesta propriedade, onde atualmente localiza-se sua base. A Fazenda vem adquirindo fama, em boa parte através da divulgação boca-a-boca, como um dos lugares do Pantanal onde há mais chances de se observar onças-pintadas. Além da atividade regular de passeios, que inclui observação de aves, os visitantes podem realizar saídas de monitoramento com os pesquisadores do Projeto, participar de palestras e adquirir produtos como forma de apoiar a continuidade das pesquisas.




Fazenda Rio Negro
Uma das fazendas mais tradicionais da região, fundada em 1895. Ficou conhecida inicialmente pelo fato de lá terem sido gravadas as cenas da novela Pantanal (1990), da extinta Rede Manchete, que foi um grande fomento ao turismo na região. Adquirida em 1999 pela entidade ambientalista Conservação Internacional, passou a priorizar o turismo científico como principal objetivo operacional. Foi na Rio Negro que iniciaram-se os trabalhos de campo do Instituto Earthwatch.




Pousada Araraúna
Originalmente uma base avançada da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), hoje continua investindo principalmente na pesquisa científica. Estudantes universitários e professores da Uniderp realizam estudos acadêmicos na propriedade, bem como os participantes dos programas do Instituto Earthwatch e do Projeto Arara Azul.




Pousada Aguapé
A área onde hoje se situa a Pousada pertence à mesma família há mais de 150 anos, tendo iniciado as atividades com turismo a partir de 1989, conciliando-o com práticas tradicionais como a pecuária extensiva. Fica às margens do rio Aquidauana e possui, além da programação regular de passeios, atividades de observação de aves. Participa do Projeto Arara Azul e é a pousada escolhida pelo NCSU Sci-Link para desenvolver suas atividades de turismo científico com enfoque educacional no Pantanal.




Pousada Xaraés Ecoturismo
Situada na região do Pantanal do Abobral, próximo à Estrada Parque Pantanal Sul, desde 2001 pertence a um grupo de empresários portugueses que buscam a harmonia entre desenvolvimento econômico - através da pecuária - e conservação ambiental por meio do ecoturismo. Oferece passeios regulares pela região a cavalo, barco, caminhadas e safáris fotográficos, e desde 2007 tem recebido com frequência grupos de visitantes trazidos pelo Projeto Arara Azul especificamente para participar das atividades científicas com os pesquisadores.



Perguntas? Comentários? Se você observou alguma informação incompleta/incorreta, ou ainda souber de outros locais que pratiquem turismo científico e não tenham sido contemplados na lista acima, por favor envie um recado!

.
.
.

3 comentários:

Helena Raposeira disse...

Bom dia, deixo aqui um outro local onde se pode fazer turismo científico,Serra da Estrela - Portugal.
Através de: http://www.oii-observatorio.pt/

Agradecia que divulgassem no vosso blog.

Obrigada,

Helena Raposeira.

Helena Raposeira disse...

Bom dia, deixo aqui um outro local onde se pode fazer turismo científico,Serra da Estrela - Portugal.
Através de: http://www.oii-observatorio.pt/

Agradecia que divulgassem no vosso blog.

Obrigada,

Helena Raposeira.

Helena Raposeira disse...

Bom dia, deixo aqui um outro local onde se pode fazer turismo científico,Serra da Estrela - Portugal.
Através de: http://www.oii-observatorio.pt/

Agradecia que divulgassem no vosso blog.

Obrigada,

Helena Raposeira.